A pesquisa qualitativa está relacionada ao levantamento de dados destinados a gerar inteligência de mercado e vantagem competitiva. Porém, com muitas ferramentas de BI disputando espaço, fica difícil escolher a melhor opção de acordo com preferências e necessidades particulares.
Pensando nisso, preparamos um artigo para que você conheça as principais soluções que podem ser usadas a fim de reunir informações importantes para o seu negócio. Confira!
1. Power BI
Desenvolvido pela Microsoft, o Power BI se destaca por oferecer a integração de diferentes arquivos e fontes de dados, como redes sociais e planilhas do Excel. A ferramenta possibilita, ainda, a criação de dashboards personalizados e relatórios em poucos minutos.
É possível explorar e analisar os dados, estejam eles em ambientes locais ou na nuvem, em uma única exibição. Os painéis do Power BI proporcionam aos analistas uma visualização minuciosa dos projetos e da performance, sendo possível monitoramento em tempo real e acesso por dispositivos móveis.
2. Project BI
Essa ferramenta é essencial para a gestão de projetos. Ela permite que o usuário defina quais são os projetos mais indicados para a organização, o que facilita a tomada de decisões estratégicas e a utilização de métricas especiais, como o ROI.
Atuando diretamente na redução de custos operacionais, o Project BI é especialmente importante para quem deseja priorizar em vez de trabalhar em muitos projetos ao mesmo tempo. Essa iniciativa facilita a identificação de falhas e deficiências nos processos.
3. Adobe Analytics
Apostando na qualidade e no alcance dos seus recursos preditivos, o Adobe Analytics oferece formas versáteis de lidar com os dados. A ferramenta conta com tecnologias de ponta como o aprendizado de máquina (machine learning) e a inteligência artificial para turbinar as estratégias de marketing dos usuários.
Destacada por relatórios de importantes empresas de consultoria tecnológica, como a Gartner e a Forrester, essa opção da Adobe proporciona a implementação de análises mais precisas e segmentações mais detalhadas — tudo em tempo real. Além disso, essa plataforma viabiliza a identificação otimizada do público-alvo mais relevante de acordo com cada campanha.
4. IBM Watson Analytics
Essa ferramenta funciona por meio da tecnologia conhecida como cloud computing, ou computação em nuvem. Desse modo, podemos dizer que todos os dados que serão trabalhados ficam permanentemente disponíveis por acesso pela internet, de forma remota.
Com o Watson, é possível analisar informações de forma otimizada, já que os analistas se tornam capazes de encontrar respostas de forma bastante veloz, de acordo com as informações que devem ser extraídas da massa de dados. Isso se dá por meio do processamento de linguagem natural, uma tecnologia de ponta que oferece insights importantes para o negócio.
5. Google Data Studio
Gratuito, essa opção da Google exige apenas uma conta de e-mail da empresa, o Gmail. Ele oferece integração total às outras ferramentas da gigante norte-americana, como o Google Adwords, o Sheets e o Trends, facilitando a construção de dashboards personalizados para a interação entre diferentes equipes em uma mesma companhia.
Outro diferencial é a geração de relatórios dinâmicos, que podem ser facilmente compartilhados. É possível criar até cinco deles — com possibilidades infinitas de edição por parte dos destinatários.
Percebeu como existem diversas tecnologias para agregar valor ao seu negócio? Porém, para analisar e interpretar informações de forma mais precisa, é importante contar com o apoio de uma empresa especializada no assunto.
Dessa forma, você firma parceria com consultores de alto nível, com ampla experiência e expertise. Esses profissionais vão auxiliá-lo a extrair o máximo de inteligência de negócio por meio do uso otimizado de ferramentas de BI.
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