Muitos gestores conseguem entender a importância de saber mais sobre o seu público-alvo. Contudo, nem todos investem em meios de mapear os hábitos de consumo dele e desenvolver produtos e serviços de acordo. Além disso, é sempre bom lembrar que vivemos em um dos maiores países do mundo, ultrapassando as 200 milhões de pessoas. Isso significa que há uma enorme diversidade de tendências e padrões de compra. Portanto, neste post, vamos falar sobre os hábitos de consumo e as estratégias para explorar o tema!
Como funcionam as pesquisas de hábitos de consumo?
Elas servem para apoiar empreendedores na tomada de decisão, já que oferecem informações relevantes e insights destinados a potencializar as medidas tomadas. Ao fornecerem conhecimento para o gestor, as estratégias de venda e captação de clientes se tornam mais efetivas.
Qual é a sua importância para as empresas?
Uma pesquisa de hábitos de consumo abre um amplo leque de possibilidades para as empresas. Elas passam a contar com informações como a frequência de compra, os períodos que mais favorecem as vendas e formas de pagamento preferidas dos consumidores.
Além disso, é possível estabelecer as redes sociais mais utilizadas pelo seu público-alvo e reforçar a participação de acordo com os resultados obtidos.
Como o entendimento desses hábitos auxilia na venda e fidelização?
Uma empresa só consegue fidelizar devidamente um cliente quando ela o conhece bem. Assim, estudar seus gostos, preferências e hábitos fará com que esse consumidor se sinta especialmente valorizado pela empresa.
Buscar entender os hábitos de consumo desse cliente diferencia a sua companhia daquelas que esperam passivamente que os consumidores a procurem. É natural que essa pessoa priorize quem busca estabelecer um relacionamento mais próximo e leve suas opiniões em consideração.
Mas isso não se resume somente às interações diretas entre empresa e cliente. Trata-se, também, da satisfação do consumidor. Afinal, a empresa só conseguirá mapear devidamente os seus hábitos se ele continuar adquirindo seus produtos, priorizando a sua companhia em detrimento de outras.
Quais são os principais hábitos de consumo dos brasileiros
Compras e pesquisas online
Um fator interessante relacionado ao e-commerce é que os brasileiros realizam muitas compras pela internet, mas também a utilizam para pesquisar preços antes de sair de casa. De acordo com um estudo da PwC Brasil, as pessoas adquirem produtos pela web com mais frequência e ainda utilizam esses canais com regularidade para consultas.
Descontos e promoções
Brasileiros amam descontos e pechinchas. Não à toa, a Black Friday, instituída no Brasil em 2010, tem sido um sucesso de faturamento.
Além disso, uma pesquisa recente, conduzida pela Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas, aponta que 67% dos entrevistados priorizam promoções para efetivamente fechar uma compra. Amostras grátis, cupons e outras formas de desconto também fazem sucesso em nosso mercado.
Interesse pela utilização de inteligência artificial
Os brasileiros estão cada vez mais interessados na utilização de assistentes pessoais e outras instâncias da chamada inteligência artificial (IA). De acordo com o mesmo estudo da PwC, 14% dos brasileiros já utilizam esses serviços e outros 59% afirmam que utilizariam ferramentas como o Google Home e Amazon Echo.
Priorização de produtos mais baratos
Segundo os dados do estudo conduzido pela CNDL, 68% dos entrevistados costumam substituir produtos por similares mais baratos. Isso faz com que os empreendedores tenham que inovar nas suas estratégias de lançamentos de novos serviços e mercadorias.
Assim, vimos que as empresas precisam contar com ferramentas precisas para se adequar aos hábitos de consumo dos brasileiros. Utilizar pesquisas de mercado e ferramentas de análise de dados é importante para mapear o público-alvo e ressaltar as características positivas dos próprios produtos.
Quer continuar se informando sobre o assunto? Então, leia agora mesmo nosso post sobre o corte no Censo e o impacto sobre as pesquisas de mercado!
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